Ciência na Educação
Articular é uma palavra de origem latina que significa juntar partes. Essas partes podem ser físicas e materiais, como as articulações que conectam nossos ossos, mas também podem ser ideias, pensamentos e práticas. Organizar e conectar pensamentos de forma lógica também é uma maneira de articular. Portanto, a ideia central de articular é conectar partes de forma funcional e ordenada.
Por Mario Ghio, Verbum - 15/08/2025
Diversos estudos nacionais e internacionais demonstram que a eficácia na educação, medida pela aprendizagem dos estudantes, depende da eficiente articulação das pessoas (professores, gestores, alunos e famílias) com processos, recursos, políticas, estratégias e ações. Um interessante estudo sobre o poder da articulação está presente no livro “Pontos Fora da Curva”, de Olavo Nogueira Filho. Nele, o autor descreve como 95% das reformas educacionais brasileiras fracassaram. As 5% bem-sucedidas têm um fator comum: a boa articulação. Nos casos bem-sucedidos, ficou claro que recursos pedagógicos só geram aprendizado e os professores quiserem e souberem usá-los, se processos avaliativos e corretivos funcionarem azeitados, se a liderança incentivar, ajudar, acolher e premiar o desenvolvimento dos estudantes.
A Verbum se impôs a difícil tarefa de articular diversas ciências e saberes em prol de uma educação verdadeira e eficaz, ou seja, comprometida com a aprendizagem efetiva e com uma formação humana integral. Ainda mais ambiciosa é a tarefa de articular as ciências com a espiritualidade, como explicamos em nosso manifesto e em nosso slogan: corpo são, mente sã e espírito pleno.
Cientes da importância da articulação, na Verbum conectamos, de forma funcional e ordenada, a neurociência, a pedagogia, a computação e a psicologia, para que o professor perceba a intencionalidade do currículo como um todo e em cada uma de suas partes. Além disso, buscamos garantir que, nas atividades, estejam presentes os recursos digitais e analógicos necessários à realização dessa tarefa. Também nos preocupamos que as lideranças tenham todas as ferramentas suficientes para acompanhar os professores e estudantes na jornada de crescimento individual e coletivo.
Articular é um enorme desafio em qualquer atividade. Na educação, esse desafio é ainda maior, pois a articulação depende da ação coordenada de diversos atores. No entanto, temos a simplicidade e a humildade de reconhecer que não inventamos as partes. A neurociência, as competências socioemocionais, a ciência da computação, a pedagogia e a psicologia já existem. Mas, em vez de aparecerem como elementos isolados e marginais, todas essas áreas são articuladas em nosso programa, na grade e nas aulas.
Nossa inovação não está em criar algo do zero, mas em orquestrar o que já existe com intencionalidade e propósito. Juntamos as pessoas certas, os saberes essenciais e as práticas mais consistentes para formar um sistema coerente, funcional e significativo.
Por fim, articular ciência e espiritualidade é entender que as ciências já compreendem parte do plano de Deus e de Sua infinita inteligência manifesta na natureza. Entretanto, há mistérios que ainda não compreendemos, e é com fé, trabalho e estudo que devemos enfrentá-los, deixando nossa contribuição para a evolução da sociedade.
Acreditamos no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de um programa de aprendizagem fundamentado na ciência, na tecnologia, na integridade humana e no compromisso dos valores católicos. Com materiais didáticos, avaliações físicas e digitais, assistente virtual personalizada, entre outras soluções tecnológicas, nossos produtos podem ajudar a sua instituição a gerir a rotina de professores e a modernizar o aprendizado dos estudantes. Fale com um de nossos consultores e saiba como levar a Verbum Educação para a sua escola!